top of page

O que é e como é o Dendezeiro

  • Foto do escritor: CANDOMBLE - AFRO BRASIL
    CANDOMBLE - AFRO BRASIL
  • 31 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de mar. de 2024


Falar da culinária baiana, com certeza, também é falar de dendê. O azeite extraído dos frutos do dendezeiro é famoso por ser integrante de pratos típicos do Estado, como o vatapá, o acarajé, o abará e o caruru. A importância do azeite para a cozinha local é tão grande que todos os alimentos produzidos com seu uso ganharam a alcunha de “comidas de dendê”.


Originário da África, a planta e seu óleo avermelhado são velhos conhecidos dos seres humanos: existem registros de seu uso nas cortes dos faraós do Egito há mais de 5 mil anos. No Brasil, o dendezeiro chegou junto com os povos escravizados. Desde então, o vegetal teve boa adaptação ao clima do País e integrou-se complementamente à paisagem.


Paladares mais sensíveis conseguem identificar imediatamente a presença encorpada que o ingrediente garante aos pratos. Isso porque as “comidas de dendê” têm fama de serem “corpulentas” e calóricas. Ainda assim, o consumo do azeite tem uma série de benefícios.


De acordo com a Tabela de Composição de Alimentos (TACO) o azeite de dendê contém 43,8% de suas calorias provenientes dos ácidos graxos saturados e 57,7% de insaturados. No grupo dos poli-insaturados, o ácido graxo linoleico (considerado um ácido graxo essencial em função de não ser produzido pelo organismo) é o grande destaque.


Como é o dendê

Conhecido também como palma-de-guiné, dendem (Angola), palmeira dendem e coqueiro-de-dendê, o dendezeiro é uma palmeira que pode chegar a 15 metros de altura. Possui frutos arredondados, de cor alaranjada e que crescem em cachos. Esses frutos podem ser divididos em três partes: a polpa, que é a parte alaranjada; a casca da amêndoa, bem dura como a de todo coquinho e a própria amêndoa. O azeite de dendê, usado na cozinha, é feito apenas com a polpa. O esmagamento da semente rende um óleo mais claro, chamado de palmiste.

O dendezeiro possui três variedades classificadas de acordo com espessura do fruto. As variedades são “Dura” – apresenta casca de mais de 2 mm de espessura e fibras na polpa; “Psifera” – os frutos dessa variedade não possuem casca separando a polpa da amêndoa; e “Tenera” – apresenta espessura inferior a 2 mm na casca e um anel fibroso ao seu redor.


O cultivo do dendê

O dendê é a oleaginosa cultivada de maior produtividade. Enquanto a soja produz, na média mundial, 0,4 toneladas de óleo por hectare por ano, o dendezeiro gera anualmente 4,2 toneladas de óleo na mesma área. Cerca de 10 vezes mais. A produção é distribuída por todos os meses do ano, sem entressafras, o que lhe confere grande versatilidade e importância econômica e social. Em plantios comerciais, os dendezeiros começam a soltar os primeiros cachos aos três anos de idade. É o início da vida produtiva da palmeira, que dura de 25 a 30 anos.


Além disso, o óleo de dendê – em todas as suas formas – é hoje o óleo vegetal mais produzido e consumido no mundo, seguido pelo óleo de soja e pelo de canola. Dois países da Ásia dominam 80% do mercado global: Indonésia e Malásia. Entre os óleos de origem vegetal é o mais comercializado, dominando mais de 30% do mercado global total e 45% do mercado de óleos específicos para alimentos.

O dendê além da culinária

A preferência mundial pelos óleos do dendezeiro tem motivo. Ele é usado em alimentos como sorvetes, biscoitos e margarinas, a fim de garantir características como durabilidade, crocância e sabor. Além disso, integra sabões, sabonetes, detergentes, lubrificantes e glicerina, dentre diversos outros produtos. Como se não bastasse, pode ser usado também para a produção de biocombustível.


Assim, é possível perceber que a cultura do dendê é muito promissora no Brasil e seu uso vai além da gastronomia. Uma série de fatores coloca o Brasil como uma das áreas potenciais para expansão sustentável da dendeicultura. O País conta com tecnologias de produção.


Gostou? Compartilhe


Deseja falar com Babá GambI? Clique na imagem

fale conosco
Áreas cobertas

Entre em contato, envie sua sugestão, colaboração ou pergunta...

Obrigado pelo envio!

Como somos de uma Tradição Religiosa, que se espalhou pelo mundo, desde que se formatou no Brasil. nossa base central esta em São Paulo, SP,  mas queremos interagir e atender todo o Brasil e exterior. 

images

​© 20221 Orgulhosamente criado por Candomblé -  

bottom of page