top of page
  • Foto do escritorAFRO BRASIL 2021

Jogo de búzios no Candomblé

Atualizado: 31 de mar. de 2023

O jogo de búzios é uma prática religiosa muito importante no candomblé, que utiliza o arquétipo dos Orixás para orientar e aconselhar os praticantes em diversos aspectos da vida.

O atendimento religioso com o jogo de búzios é uma forma de buscar respostas, orientação e conselhos sobre questões pessoais, espirituais e materiais.


A importância do jogo de búzios no candomblé está relacionada à sua função de mediador entre o praticante e os Orixás. Através da leitura dos búzios, é possível identificar quais são as energias que estão atuando na vida da pessoa, quais são seus desafios e oportunidades, e quais são as orientações dos Orixás para superar dificuldades e alcançar seus objetivos.

Os valores do atendimento religioso com o jogo de búzios estão baseados na ética e na moral do candomblé, que prega a harmonia entre os seres humanos e o respeito à natureza e aos Orixás. Além disso, a prática do jogo de búzios também estimula a humildade, a sabedoria e a confiança no sagrado.


O atendimento religioso com o jogo de búzios pode ser utilizado para ajudar uma pessoa em momentos de dúvida, crise ou necessidade. É comum que as pessoas busquem o jogo de búzios para obter respostas sobre questões amorosas, profissionais, de saúde ou espirituais, e também para se orientar em momentos de transição e mudança.


É importante ressaltar que o jogo de búzios não é uma prática mágica ou milagrosa, mas sim uma ferramenta de orientação espiritual. Por isso, é necessário que a pessoa esteja disposta a ouvir as orientações dos Orixás e a seguir os conselhos que lhe forem dados. Além disso, é fundamental buscar um atendimento com um zelador de confiança, que tenha conhecimento e respeito pela tradição religiosa do candomblé.


A prática do jogo de búzios tem origem nos povos iorubás da África Ocidental, que trouxeram consigo para o Brasil seus conhecimentos e tradições religiosas, que foram adaptadas e preservadas nas religiões afro-brasileiras, como o candomblé.


No candomblé, o jogo de búzios é um instrumento utilizado pelos sacerdotes e sacerdotisas, conhecidos como babalorixás e iyalorixás, respectivamente, que possuem um amplo conhecimento sobre a tradição religiosa e os rituais que envolvem a prática.

Os babalorixás e iyalorixás são os únicos habilitados a realizar o jogo de búzios, pois além de conhecerem as técnicas de leitura e interpretação dos búzios, possuem a responsabilidade de manter e preservar os valores, tradições e ensinamentos do candomblé.


Para se tornar um babalorixá ou iyalorixá, é necessário passar por um longo processo de iniciação, que envolve diversos rituais e aprendizados, além de seguir uma série de regras e preceitos éticos e morais que regem a prática religiosa do candomblé.


Além dos sacerdotes e sacerdotisas, existem também os babalawôs, que são especialistas na prática do jogo de búzios dentro da tradição do Ifá, outra religião de origem iorubá que tem forte influência no candomblé.


Em resumo, o jogo de búzios é uma prática religiosa muito importante no candomblé, que utiliza os conhecimentos e arquétipos dos Orixás para orientar e aconselhar os praticantes em diversos aspectos da vida.


Somente os sacerdotes e especialistas habilitados estão autorizados a realizar o jogo de búzios, após passarem por um longo processo de aprendizado e iniciação na tradição religiosa do candomblé.


Gostou? Coente abaixo e compartilhe!











51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page