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Acerca de

ANGOLA

Candomblé Angola

      Os angoleiros, como se denominam os fiéis do Candomblé Angola, cultuam os inkisis (ou minkisi, também chamados jinkisi), que são representantes das forças da natureza. Seus devotos rezam, cantam e se comunicam com palavras originárias das línguas Kimbundo e Kikongo.

       Seus sacerdotes são os tatas e as sacerdotisas, as mametos. A pessoa iniciada, que no Keto chama-se iyawô, no Angola é muzenza. A mais tradicional casa angoleira do Brasil foi fundada em Salvador por Maria Genoveva do Bonfim, a Mameto Tuenda dia N’Zambi, conhecida por Maria Neném. 

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O que é N ´kisi no Candomblé?

 

Nkisi é um termo que provém da língua africana quimbundo. Nkisi e seus cognatos em muitas línguas bantas podem se referir a um espírito, um amuleto, um tratamento médico, uma máscara e certos seres humanos especialmente qualificados.

 

Os nomes de inquices mais conhecidos no Brasil são:

  • Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: - Intermediário entre os seres humanos e o outros inquices. Na sua manifestação feminina, é chamado Vangira ou Panjira. Sincretizado com o Exu do candomblé nagô. Seu nome deu origem ao da Pombagira da umbanda.

  • Nkosi, Roxi Mukumbe ou Roximucumbi: - inquice da guerra e Senhor das estradas de terra. Sincretizado com o orixá Ogum.

    • Mukumbe, Biolê, Buré - "qualidades" de Roximucumbi.

  • Ngunzu: - inquice dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.

  • Kabila: - O caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta. Sincretizado com o orixá Oxóssi.

  • Mutalambô, Lambaranguange ou Kibuco Motolombo: - Caçador, vive em florestas e montanhas, inquice de comida abundante. Sincretizado também com Oxóssi.

  • Mutakalambô: - Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores. Sincretizado também com Oxóssi.

  • Gongobira ou Gongobila: - Jovem caçador e pescador. Sincretizado com o orixá Logunedé.

  • Katendê: - Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais. Sincretizado com o orixá Ossãe.

  • Nzazi, Zaze ou Loango: - É o próprio raio, entrega justiça aos seres humanos. Sincretizado com o orixá Xangô.

  • Kaviungo ou Kavungo, Kafungê, Kafunjê ou Kingongo: - Inquice da varíola, das doenças de pele, da saúde e da morte. Sincretizado com o orixá Obaluaiê.

  • Nsumbu - Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Congo.

  • Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa (feminino): - Auxilia na comunicação entre os seres humanos e as divindades e é representado por uma cobra e sincretizado com o orixá Oxumaré.

  • Kindembu ou Tempo: - Rei de Angola. Senhor do tempo e estações. É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca. Sincretizado com o orixá Iroco.

  • Kaiangu ou Kaiongo: - Tem o domínio sobre o fogo. Sincretizada com a orixá Iansã.

    • Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula: - Qualidades ou caminhos de Kaiangu. guerreira, comanda os mortos (Nvumbe).

  • Kisimbi, Samba: - A grande mãe, inquice de lagos e rios. Sincretizada com a orixá Oxum.

  • Ndanda Lunda ou Dandalunda: - Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi. Sincretizada com a orixá Iemanjá ou Oxum.

  • Kaitumba, Mikaia, Kokueto: - Inquice do Oceano, do Mar (Calunga Grande). Sincretizada com Iemanjá.

  • Nzumbarandá, Nzumba, Zumbarandá, Ganzumba ou Rodialonga: - A mais velha das inquices, relacionada à morte e sincretizada com Nanã.

  • Nvunji: - a mais jovem dos inquices, senhora da justiça. Representa a felicidade da juventude e toma conta dos filhos recolhidos. Sincretizado com os Ibêji nagô.

  • Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Nkasuté Lembá, Gangaiobanda: - Conectado à criação do mundo. Sincretizado com o orixá Oxalá.

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